Bolsa Trabalho

O Bolsa Trabalho tem como objetivo oferecer ocupação, renda e qualificação profissional para a população desempregada.

Com a promulgação da Lei nº 17.372, de 26 de maio de 2021, passou a integrar o programa Bolsa do Povo, que concentra a gestão dos benefícios, ações e projetos, com ou sem transferência de renda, instituídos para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Os participantes prestam serviços nos órgãos públicos, conforme direcionamento municipal, realizam curso de qualificação profissional e recebem mensalmente a bolsa-auxílio de R$ 540,00 durante os cinco meses de programa.
Trabalhadores desempregados há pelo menos um ano que não sejam beneficiários de Seguro Desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente, com renda per capita de até meio salário-mínimo, residentes do Estado de São Paulo há no mínimo dois anos, com a condição de apenas um beneficiário por núcleo familiar.
As inscrições são gratuitas e online pelo portal Bolsa do Povo, sendo necessário ter cadastro no Login SP e informar dados pessoais.
A convocação do Bolsa-Trabalho é feita pelo Diário Oficial do Estado, que informa o local e as datas de comparecimento para entrega da documentação.

Também é enviado um e-mail e SMS aos contatos informados na inscrição, bem como os municípios podem entrar em contato com o(a) beneficiário(a) por telefone.
O pagamento é via Cartão Bolsa do Povo, emitido para recebimento de todos os programas, sendo um único cartão para todos os benefícios do Bolsa do Povo.

Fique atento a situação cadastral do seu CPF: é necessário estar com o documento regular perante a Receita Federal para o pagamento do benefício do Bolsa Trabalho.
Entre em contato com a Central de Atendimento do Bolsa do Povo, por meio de ligação gratuita ou mensagem no Whatsapp pelo número 0800 7979 800. Os atendentes estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, mas o atendimento eletrônico é 24h.
Quer levar o programa para o seu município?

A adesão ao programa é realizada pelo(a) Prefeito(a) no portal Bolsa do Povo, cadastrando os locais de apoio, coordenadores locais e seus suplentes para desenvolvimento do programa.